Relatório da Defesa Civil de Santa Catarina reconhece danos provocados pelo ciclone bomba em São João Batista, Nova Trento, Tijucas e Major Gercino. Canelinha ficou fora da lista. Reconhecimento facilita ajuda para reconstrução, liberação do FGTS para atingidos e prorrogação do ICMS para empresas.
De acordo com os dados do relatório, São João Batista teve cinco feridos, 25 desalojados e os danos na cidade foram comprovados através de dados da Assistência Social. Ciclone bomba atingiu Santa Catarina no dia 30 de junho, e a Capital Catarinense do Calçado decretou situação de emergência, já que alguns pontos chegaram a ficar mais de 10 sem fornecimento de energia.
Tijucas também teve seu relatório aceito, já que o município foi um dos mais afetados na região. “Embora muitos municípios ainda estejam com dados incompletos no órgão estadual e tenham pouco tempo para atualizar as informações, Tijucas já está em dia e, portanto, apto para receber todos os auxílios que forem oferecidos daqui para frente. Isso diz respeito inclusive ao saque do FGTS, caso seja autorizado pelo Governo Federal”, diz a Coordenadora da Defesa Civil de Tijucas, Sheila Dias.
Os municípios agora estão habilitados para reconhecimento federal e incluídos no mapa de áreas afetadas. O levantamento de São João Batista detalhou informações sobre os prejuízos de produtores rurais, comércio e indústrias locais, será finalizado nos próximos dias.