O Samae – Serviço Municipal de Água e Esgoto – de Nova Trento divulgou os resultados das análises de água bruta, que coletou no mês de junho, em 18 pontos do município. E os resultados são preocupantes. Dos 18 pontos de água, 16 estão impróprios para consumo humano, entre eles da Escola Municipal Aguti e Escola Municipal Padre José da Poian, no Salto. No Aguti estudam 114 alunos e no Salto 45.
A autarquia fará a entrega dos relatórios aos moradores destas localidades, para que eles tenham ciência da importância de se ter uma água potável e de qualidade. Além disso, o Samae enviou uma cópia das análises para a Secretaria Municipal da Saúde, que já contatou a Vigilância Epidemiológica, para as devidas providências.
Entre as ações, os moradores que se abastecem de redes alternativas devem procurar a Secretaria de Saúde, que vai doar um kit de produtos químicos, especialmente cloro, para aplicá-lo nas caixas de água que se destinam ao consumo humano. “Assim que o Samae nos avisou, já providenciamos ações sobre este assunto”, destaca o secretário Maxiliano de Oliveira, o Max. Ele completa de que a situação está controlada e de que não há mais dificuldades.
Ouça o secretário de Saúde
Sobre as Fontes
As 16 fontes de água alternativas, que não estão em conformidade com a Portaria 2914 do Ministério da Saúde, e que apresentam coliformes totais acima do limite de quantificação são:
– Rede alternativa Rua José Erbs
– Rede alternativa Rua Antonio Sgrott
– Rede alternativa Rua Tijucas, Mato Queimado
– Rede alternativa Rua Tijucas, alto Mato Queimado
– Rua Geral Ribeirão Bilu, Ribeirão Bilu
– Rede alternativa Rua Florianópolis, Ponta Fina Norte
– Rede alternativa Rua Felipe Schimdt, Ponta Fina Sul
– Rede alternativa Rua Alberto Bertotti, Velha
– Fonte Rua Independência, Vasca
– Rede alternativa Rua Ademar Sdrigotti
– Escola M.E.B. Padre José da Poian, Baixo Salto
– Gruta da Biquinha, Rua José Battisti Archer, São Roque
– Gruta 1 Rua Hipolito Boiteux, Cascata
– Rede alternativa Rua Felisbino José Peixe, Indaiá
– Gruta 2 Rua Hipólito Boiteux, Cascata
– Escola M.E.B Aguti, Distrito de Aguti
Fontes Potáveis
As duas fontes que estão em conformidade à Portaria 2914 do Ministério da Saúde são: Fonte Moisés, Morro da Cruz e Gruta Rua Bepe Darós, bairro Velha.
Escolas têm filtros
Em contato com o secretário de Educação, Luiz Carlos Orsi – na noite de terça-feira – ele disse a reportagem, de que não tinha conhecimento sobre o assunto. “Me causa surpresa que o Samae não nos avisou. “Fiquei sabendo pela imprensa. Mas vamos, a partir de agora, nos informar mais e tomar providências”, destaca.
Orsi informou que as duas escolas – Aguti e Salto – possuem filtros. “Agora resta saber se o teste foi feito antes ou depois do filtro”, questiona.
Ouça o secretário de Educação
No caso do distrito, a água bruta é capitada não somente para a escola, bem como a Unidade de Saúde, a Capela São Paulo e mais 16 residências.
Samae
A reportagem entrou em contato com o diretor do Serviço Municipal de Água e Esgoto de Nova Trento, Ivã Alessandro Franzoi, mas ainda não houve retorno.
Riscos para a saúde
Escherichia Coli é um grupo de bactérias que habitam normalmente no intestino humano e de alguns animais, no entanto, nem todas E. Coli são inofensivas. Certos tipos são nocivos e causam uma gastroenterite com intensa diarreia com muco, semelhante ao catarro ou sangue, ou uma infecção urinária.
Os sintomas da infecção surgem, geralmente, de 5 a 7 horas após a entrada dessa bactéria no sistema digestório e são: diarreia forte, com muco ou sangue; intensa dor de estômago; vômito e febre baixa de até 38,5ºC.
Em alguns indivíduos, pode levar a complicações mais graves, como um súbito comprometimento renal, que pode causar uma lesão renal permanente. Mas, na maioria dos casos, a E. Coli causa somente uma leve gastroenterite que passa em menos de 1 semana.
A transmissão dessa bactéria ocorre através da água ou alimentos contaminados, ou através do contato com as fezes da pessoa contaminada, e por isso é de fácil transmissão especialmente entre as crianças, na escola ou na creche.
Alguns exemplos de doenças que podem ser causadas pela contaminação com a E. Coli são: gastroenterite, quando afeta o intestino; infecção urinária, quando chega na uretra ou bexiga; pielonefrite, quando afeta os rins depois de uma infecção urinária; apendicite, quando afeta o apêndice do intestino; meningite, quando chega no sistema nervoso; septcemia, quando se espalha pelo sangue em todo corpo. A infecção urinária geralmente é causada pela E. Coli.