A Secretaria Municipal de Saúde de Tijucas (SMS), através da do Departamento de Vigilância em Saúde, alerta a população para o aparecimento de escorpiões em alguns pontos da cidade. A presença desses animais é comum nesta época do ano.
As principais espécies encontradas na nossa região são o T. serrulatus (escorpião amarelo) e o T. bahiensis (escorpião marrom). Essas duas espécies têm grande importância médica pela potência do veneno.
Esses animais podem viver tanto em lugares desertos quanto matas. Se alojam em locais próximos a residências, córregos, cemitérios e construções, embaixo de pedras, entulhos, mato, lixo, tijolos.
Os escorpiões alimentam-se outros animais, como baratas, aranhas, cupins e até mesmo pequenos vertebrados. Sendo assim, manter a limpeza da casa e de seus arredores, evitando o acúmulo de lixo e entulhos, ajuda a prevenir o aparecimento de escorpiões, que podem ser atraídos pela disponibilidade de abrigo e pelos animais que fazem parte da sua dieta e vivem nestes ambientes.
Dentro das casas, a atenção, em especial, deve ser na saída de esgoto, ralos e caixa de gordura, sempre verificar calçados e roupas antes de vesti-los e ter cuidado ao abrir gavetas e armários.
A Prefeitura de Tijucas, através da Secretaria Municipal de Obras, faz o trabalho de prevenção e manutenção em áreas públicas para evitar a procriação do escorpião, além disso, o Departamento de Vigilância Sanitária notifica os proprietários de terrenos particulares para manterem os locais limpos.
O Secretário Municipal de Saúde, Vilson José Porcíncula, alerta que em caso de acidente, as pessoas devem procurar, imediatamente, um atendimento médico. “Em caso de picada, o procedimento é lavar bem o local com água e sabão e buscar o mais rápido possível o atendimento”, enfatizou o secretário.
O Departamento de Vigilância em Saúde solicita que a população fique atenta às dicas de como evitar acidentes e a presença dos escorpiões. Em caso de aparecimento do animal, os agentes de combate a endemias deverão ser imediatamente contatados, através do telefone (48) 3263-7076.
Evite acidentes:
– Verifique cuidadosamente calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los;
– Limpe periodicamente ralos de banheiro, cozinha e caixas de gordura;
– Mantenha camas e berços afastados, no mínimo, 10 cm da parede;
– Evite que lençóis toquem no chão;
– Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões;
– Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques;
– O acidente ocorre, geralmente, quando a pessoa encosta a mão ou pé no escorpião.
– Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins, terrenos baldios e ao redor das residências;
– Evite a formação de ambientes favoráveis ao aparecimento dos escorpiões como restos de obras, materiais de construção e terraplanagem;
– Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos;
– Mude, periodicamente, de lugar materiais de construção que estejam armazenados e lembre-se de proteger as mãos com luvas grossas na realização do trabalho;
– Retire de paredes e muros plantas ornamentais densas, arbustos e trepadeiras;
– Elimine fontes de alimento para os escorpiões (baratas, aranhas, grilos e outros pequenos animais invertebrados);
– Limpe terrenos baldios das redondezas dos imóveis ocupados;
– Evite a prática de queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões, entre outros animais;
– Preserve os inimigos naturais dos escorpiões, especialmente aves de hábitos noturnos lagartos, sapos;
– Mantenha jardins e gramados aparados e bem cuidados.