A falta de chuva deixa em alerta os municípios referente a falta de água e a distribuição para as residências. Santa Catarina vem sendo atingida por uma estiagem longa, onde o nível dos reservatórios baixaram nos ultimo mês em todo o estado.
Para que as consequências sejam menores, é necessário que a população passe a economizar, evitando atitudes como lavar veículos e calçadas. Nas residências, pode-se economizar com alguns procedimentos básicos, como coletar a água que sai do chuveiro antes de aquecida em um balde e depois utilizá-la para lavar pisos e banheiros.
Segundo o diretor do Semais, Eduardo Furtado, a instrução é que, até o momento que se tenha chuvas com intensidade, para que as captações tenham maior volume de água, é necessário que a população de Canelinha poupe água para que se consiga manter a distribuição para toda a população. “Essa é uma situação temporária, mas precisamos da colaboração da população. Também estamos dando prioridade número um para os consertos dos eventuais vazamentos. Busca-se resolver todas as situações imediatamente, onde orientamos aos munícipes que nos avisem sobre qualquer vazamento”, solicita o diretor.