O fim de semana foi marcado por eventos alusivos ao aniversário de São João Batista. No sábado (15) teve Desfile Cívico que reuniu estudantes da Rede Municipal e Estadual de Ensino, além de fanfarras e outras atrações. Logo depois a Marcha Para Jesus levou para rua milhares de evangélicos de diversas denominações. No domingo (16), foi a vez da arte ter destaque com a Tarde Cultural.
Desfile do Municipio teve como lema ‘O Plano é: Ser Cidadão’, e na Rua Jorge Lacerda na tarde de sábado encantou as milhares de pessoas que acompanharam atentos cada escola. Mais de 4 mil alunos e entidades participaram do evento realizado pela Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Fundação Municipal da Juventude – Funjuve.
A secretária de educação, Roseli Peixer Tomasini destaca que o objetivo foi fazer um resgate histórico – cultural sobre as colonizações e fazer um alerta a comunidade sobre as responsabilidades do cidadão em busca se uma sociedade mais feliz.
O diretor de Cultura, Jerry Laurindo, descreve que a Escola Alice da Silva Gomes mostrou um pouco da colonização açoriana. Em seguida veio a Escola Araci Espíndola Dalcenter, com a colonização italiana. São João Batista é considerada a primeira colônia italiana do Brasil.
A Apae e o CEJU trouxeram a árvore de valores, a importância de revivemos valores como amizade, bondade, generosidade, união e amor. Já a Escola Flora Auta Brasil mostrou um pouco do programa Cidade Limpa, do Sisam, trazendo a responsabilidade de todos para preservação do meio ambiente. A Escola Maria das Dores Cipriani trouxe a importância dos contos infantis para formação de leitores e bons cidadãos. A Escola Monsenhor José Locks falou sobre saúde do homem e da mulher,uma reflexão sobre os cuidados com a saúde e campanha de ações da área que existem no Município. Enquanto isso, a Escola Catarina Deschamps Steffen trouxe o valor da importante parceria entre escola e família.
Em seguida a Escola Lídia Leal Gomes propôs uma reflexão sobre o uso das mídias sociais, os benefícios e perigos que existem. Por fim, a Escola Prefeito Sinézio Octaviano Dadam fez uma grande festa sobre a alegria de ser criança e convidou a comunidade para grande comemoração que será preparada para os 60 anos de emancipação de São João Batista em 2018. O desfile festivo também contou com a partição especial da Escola da Marinha e uma Polentopeia de Ascurra, além de fanfarras de várias cidades da região, que deram mais brilho e animação ao evento.
” O desfile permitiu com que ficasse claro ao povo batistense qual nosso papel para a construção de uma sociedade mais feliz e humana”, enfatizou a secretária de educação. O prefeito Daniel Netto Cândido agradeceu a todos pela presença e parabenizou a todos os envolvidos. Além disso, convidou a todos para prestigiar a sequência da programação do aniversário de 59 anos da cidade.