A dificuldade para dormir e ter um sono de qualidade está se tornando cada vez mais comum em nossas vidas.
Existem diversos fatores que nos levam a ter insônia ou ter um sono sem qualidade. Em muitos casos, precisamos descobrir e combater esses fatores.
Para aprendermos um pouco mais sobre a insônia, é interessante primeiro pensarmos sobre o sono, para então compreendermos como lidar com a insônia e ter noites de sono mais satisfatórias.
O motivo de dormirmos.
Desde o momento que começamos a dormir até o momento em que realmente acordamos, nosso corpo passa por diversas etapas de sono (fases que possuem características fisiológicas, neuroquímicas e metabólicas) que são importantes para nossas vidas nos mais variados aspectos.
No sono, temos diversas etapas, as principais são: o sono “R.E.M.” e o sono não “R.E.M.”.
O “R.E.M.” significa Rapid Eye Movement ou movimento rápido dos olhos que é a fase do sono em que ocorrem os sonhos e nosso olhos geralmente se movem rapidamente (mas continuamos com os olhões fechados).
Essas etapas se alternam entre 4 a 6 vezes, em cerca de 90 a 90 minutos ao longo de uma noite.
No momento do sono R.E.M. ocorre uma atividade neural mais rápida, com maior relaxamento do corpo nos dando uma maior sensação de relaxamento.
Esse seria o momento do “sono profundo” que é quando realmente descansamos.
O sono também regula os nossos processos cognitivos como o raciocínio, a atenção e a percepção. Sendo fundamental para o processo de consolidação de nossas memórias (fazendo com que as memórias se tornem mais estáveis e menos distorcidas).
Por isso é muito importante ter uma noite de sono tranquila e agradável.
O que é a insônia?
A insônia seria uma dificuldade frequente em dormir e ter uma noite de sono satisfatória.
É muito comum termos dificuldade para dormir por causa de barulhos, por ansiedade ou por decorrência de um acontecimento importante futuro. Mas quando isso se torna regular, mesmo quando não existe um motivo aparente, chamamos de insônia.
Ela é considerada um transtorno do sono caracterizado pela dificuldade em iniciar o sono, se manter dormindo ou ter uma qualidade de sono satisfatória. Podendo ser causada por muitos fatores, seja pela pré-disposição genética, diferenças individuais, condições ambientais ou aspectos cognitivos assim como alguns transtornos mentais, condições médicas ou abuso de drogas estão ligados à insônia.
Como lidar com a insônia:
A insônia pode trazer muitos prejuízos para nossas vidas, por isso é fundamental combate-la.
Existem diversas formas de fazer isso, mas o mais importante é tentar descobrir os motivos que estão causando essa dificuldade para dormir e combate-los. Em alguns casos, o uso de medicação pode ser indicado (principalmente se a insônia for causada por motivos clínicos).
Em outros casos, a insônia pode ser combatida com mudanças de comportamentos e modificações na hora de dormir.
Algumas mudanças que ajudam a combater a insônia:
Separei algumas dicas que ajudam a combater a insônia, principalmente para pessoas que começaram a sentir dificuldades de dormir a pouco tempo e não tem registro desses problemas anteriormente:
Praticar atividades físicas: Os estudos afirmam que a prática de atividades físicas regularmente ajuda combater a insônia e ter noites de sono mais tranquilas. Os horários dos exercícios variam entre as pessoas e é preciso encontrar o melhor horário para ter uma noite agradável.
Ter uma regularidade na hora de dormir (tentar dormir e acordar sempre no mesmo horário, mesmo nos fins de semana): É interessante buscar uma regularidade no sono, pois assim você se acostuma a ter sono em determinada hora e acordar também geralmente no mesmo horário. Isso irá diminuir as chances de ter dificuldades para dormir.
Utilizar a cama somente para dormir: Muitas pessoas utilizam a cama para diversas atividades, como assistir televisão, utilizar o notebook, fazer leituras e assim por diante. Isso pode influenciar na hora de dormir e dificultar o sono.
Deitar somente no horário de dormir: Além de utilizar a cama somente para dormir, é interessante deitar apenas no horário que você se acostumou a dormir, dessas forma você passa a ter mais facilidade em dormir.
Ter um ambiente que facilite o sono: É interessante dormir em um local sem barulho, com pouca iluminação, bem arejado e de preferencia sem aparelhos eletrônicos para que assim você possa realmente pegar no sono e descansar. Quanto menos estímulos tiver no ambiente, melhor será.
Modificar sua alimentação: A alimentação influencia no sono e por isso é interessante evitar alguns alimentos algumas horas antes de dormir. Alimentos muitos gordurosos ou alimentos que contenham cafeína ou qualquer tipo de estimulante podem trazer ainda mais dificuldades para dormi.
Se mesmo com essas mudanças ainda existir uma dificuldade de dormir, existem diversas técnicas cognitivos comportamentais que auxiliam as pessoas a enfrentar a insônia e conseguir dormir bem.
Essas técnicas geralmente são voltadas para a concentração, focando na respiração e podem ser aprendidas com psicólogos comportamentais. Ou seja, com apoio psicológico será possível compreender as causas da insônia, aprender a combatê-las, além de aprender técnicas cognitivas que te ajudam a ter um sono de mais qualidade.