Além das margens das rodovias que cortam o Vale do Rio Tijucas, o descarte irregular de lixo afeta também o perímetro urbano dos municípios de nossa região. Em são João Batista, não é difícil encontrar resíduos sólidos e semi-sólidos, residencial e industrial, espalhados as margens das vias públicas.
No bairro Timbézinho, na estrada geral que faz a ligação com o bairro Fernandes, o volume de lixo despejado ali de forma clandestina beira o absurdo. Restos de móveis e lixo doméstico são a maioria, mas é possível encontrar também, calotas de carros e até capacete de motociclista.
Falta fiscalização do poder público sobre o caso, mas, o maior problema é a falta de consciência e responsabilidade social e ambiental de algumas pessoas e empresas. Cada cidadão precisa fazer a sua parte, neste caso, dando o destino correto ao lixo, e deve ajudar também a fiscalizar, denunciando para os órgãos competentes a fim de punir quem não age conforme as leis ambientais.
O município de São João Batista possui coleta diária do lixo doméstico, e possui também, coleta seletiva. Além disso, agora recolhe ainda lixo eletrônico e restos de móveis através de agendamento, basta ligar no número 3265 4237 e solicitar o serviço para o Sisam – Serviço de Infraestrutura Saneamento e Abastecimento de Água Municipal.
Texto: Jabson Alexandre
Foto: Tomaz Ferrari