Por Jabson Alexandre
Dando sequência a uma série de ações que visam desenvolver o polo calçadista de São João Batista, foi apresentada na noite de terça-feira (19) no auditório do Senai, o resultado da pesquisa “A visão do polo calçadista”. Vários empresários do setor estiveram presentes para conferir uma amostra das informações que subsidiarão os projetos de design estratégico do polo.
A Focal Pesquisas realizou um estudo de mercado para o IMC (Instituto da Moda Catarinense) de São João Batista, com o objetivo de avaliar o posicionamento atual das marcas do polo perante os lojistas e traçar alternativas futuras para melhorar os resultados. As avaliações apresentadas deverão apoiar um projeto de design estratégico que será conduzido pelo SINCASJB (Sindicato das Indústrias Calçadistas de São João Batista) e outros parceiros.
O diretor do núcleo de posicionamento da Focal Pesquisas, Gustavo Campos, destaca que a pesquisa foi bem avaliada, e que as empresas mostram uma certa maturidade como união de marcas que estão hoje se fortalecendo, onde o próximo estagio delas é se reforçarem como entidades que defendem posicionamentos diferentes, pertencentes a um polo que tem uma qualidade sendo vista de forma crescente. “Agora é dever de cada empresário fazer o seu tema, e desta forma, se posicionar de maneira diferenciada no mercado”, disse Campos.
Sobre as marcas mais lembradas entre os logistas, tanto na pesquisa estimulada quanto na espontânea, o nome mais lembrado foi o da empresa de calçados Século XXX, no seguimento de calçado feminino. Já na linha de calçados infantis, a marca que aparece em primeiro lugar é a do calçados Menina Rio. Segundo O pesquisador da Focal, as marcas mais lembradas tendem a ser as que mais vendem pois, segundo Campos, na transação comercial existe um certo relacionamento de uma pessoa para com outra pessoa. “É um relacionamento social, quente, não é uma transação fria. Desta forma, nota-se hoje em dia, que existe uma relação muito forte, entre lembrar de uma marca, gostar dela e comprar ela”, comenta o diretor e pesquisador da Focal.
Na visão do responsável pela pesquisa, os principais desafios do polo calçadista Batistense são de ordem técnica e posicionamento. Uma conformação técnica da qualidade do calce é o grande desafio apontado pelos lojistas, onde uma grande marca precisa ter isto atendido. O segundo desafio é o de posicionamento, ou seja, ter marcas lembradas e desejadas pelos consumidores e lojistas. Na visão do pesquisador, os empresários do município estão no caminho certo, mais próximos de seus clientes que conquistaram a “duras penas”. “Nos momentos de crise onde muitos freiam, é preciso acelerar, e assim, ganhar mais participação de mercado em cima de marcas consolidadas” conclui Gustavo Campos.