O programa “Campo Limpo” de devolução de embalagens de agrotóxicos, realizado este mês pela Secretaria de Agricultura de Canelinha, em parceria com a Agro Steil, coletou neste mês quase 770 embalagens de agrotóxicos vazias.
A iniciativa visa garantir a preservação do meio ambiente, assim como a saúde dos próprios agricultores e da comunidade de um modo geral. “Sem esta ação, os produtores agrícolas seriam obrigados a se dirigirem até outra cidade para efetuar este descarte ou, por falta de opção, dariam um destino incorreto a este material”, explica o secretário de agricultura Martinho Luiz Tomazzia.
A ação é municipal, realizada anualmente em parceria a Agro Steil agropecuária. O local para entrega foi na sede da Agro Steil, no bairro Centro. Participaram desta ação dez produtores agrícolas.
Foram recolhidos resíduos de vacinas e medicamentos veterinários (líquidos, comprimidos, sprays e pomadas, assim como seringas e agulhas usadas no tratamento de animais), além das embalagens vazias de agrotóxicos e embalagens com restos de produtos vencidos – uma novidade este ano. “Até então só eram recebidas embalagens vazias, mas o descarte dos restos também precisa ser feito adequadamente, por isso os incluímos nesta edição”, explica Martinho.