A Câmara de Vereadores de São João Batista produz série de reportagens, publicada em parceria com os veículos de comunicação de São João Batista. Na oportunidade todas as mulheres que receberão o título de ‘Mulheres do Ano’, dividem conosco parte da trajetória de vida. A sessão solene onde todas serão homenageadas acontece na quarta-feira, 29, às 20h no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, no Centro.
Rosalba dos Santos Cecatto, 58 anos, nasceu no bairro de Arataca, em São João Batista. Recém nascida veio com a família para o Centro da cidade, lugar onde faz morada. Casada é mãe de três filhos e tem dois netos.
Desde menina Rosalba se dedicava a ajudar a mãe. Aos 15 anos, pela manhã lavava roupa para fora, nas margens do rio, a tarde trabalhava na Usati, usina de açúcar da cidade, no setor de refinaria, onde prestou serviços por 11 anos. Estudou até o terceiro ano do primário, na época, como a família era humilde precisava ajudar nas despesas da casa.
Após casada e com os filhos já grande Rosalba voltou a estudar. Funcionária pública, trabalha na função de serviços gerais desde 2006, quando passou no concurso público, na Câmara de Vereadores. As colegas de trabalho ao perceberem o potencial que tinha, as incentivaram a retomar os estudos.
Foi então que aos 55 voltou para a escola. De bicicleta, duas vezes na semana, à noite, os cadernos e livros eram os companheiros. “Sinto saudades de estudar, sou muito grata pelas minhas companheiras de trabalho que me incentivaram. Muitas vezes o que as pessoas precisam é de um conselho”, recorda.
Ela também descreve que ajudar a quem necessita também faz parte da rotina do dia a dia. “Nunca neguei um prato de comida ou uma roupa para quem bateu na minha porta, há ações que alimentam a alma e isso faz muito bem”, concluí.
SOLENIDADE
Todas as mulheres receberão o título de ‘Mulheres do Ano’, dividem conosco parte da trajetória de vida. A sessão solene acontece na quarta-feira, 29, às 20h no Centro Cultural Professora Maria Roselene Duarte Clemes, no Centro.