O verão ainda não começou, mas os problemas de abastecimento de água na cidade já começaram a serem registrados. Neste sábado (18), diversos pontos do município ficaram sem abastecimento por várias horas. Durante a semana, também houve falta de água em bairros como Ribanceira, Rio do Braço e Cardoso.
Sisam alega que o problema só será resolvido com a instalação de um equipamento entre a captação na Vargem Pequena e o reservatório. Com o aumento no consumo em razão das férias e limpeza de fim de ano, a situação tende a se agravar nos próximos dias.
Em entrevista ao Jornal da Super a diretor da Sisam, Andeia Costa, informou que o problema está concentrado nos dias em que há alto consumo, e também quando existe situação de estiagem. Há queda no volume de água recebido no reservatório, e para resolver o problema teria que instalar uma bomba booster entre a captação e o reservatório.
Entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2022 o município já tinha tido problemas semelhantes no abastecimento das residências. No final de novembro a empresa municipal emitiu uma nota pedindo para que à população não desperdice água durante o verão.
“Estamos fazendo melhorias para ampliar a capacidade do nosso sistema de abastecimento de água e acompanhar o ritmo de crescimento do consumo. Entre outras medidas, uma nova bomba pressurizadora está em processo de instalação na rede de captação de água bruta da Vargem Pequena. No entanto, neste momento, precisamos da colaboração da comunidade, pedindo que usem a água de forma racional e não desperdicem“, destaca a diretora-executiva do Sisam, Andréia Costa.
A autarquia solicita que, ao longo das próximas semanas, as pessoas evitem de efetuar limpeza de muros, pátios e piscinas com mangueiras ou lavadoras de alta pressão, já que são atividades que demandam grande quantidade de água. E que, também, tomem outras atitudes para reduzir o consumo, como tomar banhos mais curtos, não deixar torneiras pingando e consertar vazamentos.
Não há previsão da empresa para a instalação da bomba e solução definitiva para normalização do abastecimento.