O movimento “O Sul é Meu País” organiza para sábado (7) mais um plebiscito informal para consultar moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná sobre a possibilidade de se separar do resto do Brasil. Em São João Batista haverá duas urnas disponíveis para votação. Uma delas estará instalada próximo ao Banco do Brasil e outra em frente ao Supermercado Koch.
Em Canelinha também terá urna no Supermercado Macris, em Nova Trento no Supermercado Archer. Tijucas terá três urnas. Uma em frente ao Supermercado Koch, outra em frente ao Supermercado Macris e no Supermercado Compre fácil. Major Gercino também terá votação no estacionamento V.J. Contabilidade. A consulta ocorre das 8h às 20h.
Para a votação, chamada de Plebisul, serão espalhadas urnas em locais públicos de cerca de 900 cidades dos três estados. Os participantes responderão sim ou não à pergunta: “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”.
A coordenadora geral do movimento é a gaúcha Anidria Rocha, que mora em São Jerônimo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Ela reconhece que o plebiscito não tem valor legal por não ter sido aprovado pelo Congresso, mas explica que o objetivo é pesquisar o que pensam os cidadãos e manifestar essa opinião.
“Sabemos que não tem validade nenhuma do ponto de vista legal, mas a ideia é demonstrar o percentual da população que tem essa vontade de independência”, sustenta. Segundo ela, o sentimento separatista surge de uma soma de diversos fatores, principalmente políticos e econômicos. “O movimento separatista está crescendo cada vez mais e essa crise política e econômica do Brasil favorece essa nossa posição”, destaca.
Ainda conforme os organizadores, a condição mínima para votar é que seja maior de 16 anos e eleitor de um dos três estados. Até mesmo o voto em trânsito será permitido. A expectativa é colher os votos de 2 a 3 milhões de pessoas.