Municípios estão apresentando falta de estoque de vacinas contra a Meningite, tetra viral, Hepatite A e B, BCG e antitetânica. Problema está sendo ocasionado pela indisponibilidade de estoque do Ministério da Saúde. Santa Catarina estaria a pelo menos dois meses se receber nenhuma dose das vacinas, o que se reflete na oferta dos Postos de Saúde dos municípios.
Em São João Batista a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Nara Lisiane de Vargas Pereira, diz que todo dia 10 de cada mês o Ministério da Saúde envia vacinas. “Estamos orientando as pessoas que retornem nesta data, acreditamos que logo a situação será normalizada. Avisaremos a comunidade por meio dos meios de comunicação”, declara.
Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Nova Trento também informou a falta das vacinas. De acordo com nota da assessoria de imprensa, assim que a situação for normalizada a comunidade será informada através dos meios de comunicação.
Os imunológicos fazem parte do calendário do Programa Nacional de Imunização e, de acordo com a lei, são de responsabilidade do Ministério da Saúde a aquisição e distribuição das mesmas. A questão do desabastecimento é nacional. Alguns tipos de vacinas ainda estão nos estoques dos Postos, mas caso o Ministério não solucione o problema também deixarão de ser fornecidas.