Relatório divulgado pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina aponta que São João Batista tem três edificações em situação de abandono e com potencial de ocupação irregular. O objetivo do mapeamento é tentar evitar acidentes como o que ocorreu em maio em São Paulo, quando um prédio desabou e sete pessoas morreram.
O documento foi feito a partir de dados de 14 batalhões dos bombeiros no estado. Ainda segundo os bombeiros, a maioria dos imóveis vistoriados é de casas e obras de pequeno porte. O órgão ainda reforça que cabe ao município cobrar os proprietários para que impeçam as invasões.
Pela lista dos bombeiros , Criciúma, no Sul, é a cidade com a maior quantidade de construções em situação de abandono. Em Balneário Camboriú, no Litoral Norte, também há imóveis abandonados, apesar de a cidade estar entre as que têm o metro quadrado mais caro do país. O município é a terceira cidade do estado com mais prédios abandonados. Um deles está nessa situação há mais de 20 anos. A obra foi embargada e a construtora desistiu.
Na lista são apontados três imóveis em situação de abandono e em Tijucas dois imóveis.