Dos cinco municípios que compõem o Vale do Rio Tijucas, Comandante Moisés que disputa o Governo do Estado pelo PSL venceu em dois. Em São João Batista e Nova Trento o candidato de Bolsonaro liderou com folga, impondo derrota a prefeitos, vereadores e lideranças que trabalham em busca de votos para Mariani do MDB e Merisio do PSD. Candidatos do PSD e PSL disputam segundo turno em Santa Catarina.
Em São João Batista foi onde Comandante Moisés teve maior votação, com 43,30% dos votos válidos. A título de comparação Gelson Merisio ficou com 4.458 votos, Mauro Mariani com 2.882 e o Comandante com 6.390. Merisio foi o candidato do prefeito Daniel Candido e Mariani do vice Pedroca.
Mesma situação se repetiu na votação para o Senado, já que Lucas Esmeraldinho, também do PSL liderou a contagem de voto e derrotou Esperidião Amim e Raimundo Colombo. Foram votos na previstos pelos principais articulistas dos partidos, que acreditavam em vitoria dos nomes apoiados pela prefeitura municipal. Uma das explicações para o resultado é a forte adesão da cidade ao candidato à presidência Jair Bolsonaro, que teve 79,68% dos votos dos batistenses.
Na Terra de Santa Paulina o comportamento do eleitorado copiou extrato. Comandante Moisés ficou com 38,50% dos votos, contra 32,53% de Gelson Merisio e 21,28% de Mauro Mariani. Em votos validos foram 2.823, 2.385 e 1.560 respectivamente.
Em outros dois municípios da região a vitória foi de Mauro Mariani. Em Major Gercino ele teve 32,38% dos votos e em Canelinha 34,39%. Única cidade em que Gelson Merisio obteve vitória no Vale foi em Tijucas com 41,67% dos votos. Das urnas saiu mostras de o eleitorado da região foi atingido pela onda de renovação. Também houve forte influência da disputa para presidência na definição da escolha dos candidatos.