A Câmara dos Deputados realizou sessão solene nesta segunda-feira (20) em homenagem ao Dia dos Contadores de Histórias. A homenagem foi solicitada pela deputada Erika Kokay (PT-DF). A batistense Raquel Mazzera Poffo esteve presente na homenagem.
Criado no dia 20 de março de 1991, na Suécia, o Dia Internacional do Contador de História tem como objetivo reunir e promover a prática em todo o mundo.
Representando a deputada Erika Kokay, o deputado Luiz Couto (PT-PB) lembrou da importância dos contadores de história. “Com essa homenagem reafirmamos a importância desses profissionais para manutenção, resguardo e promoção da cultura popular e das artes”.
O deputado também lembrou da grande imersão que uma boa história pode levar ao leitor “cada história contada cria um mundo de imaginação que alimenta o gosto pela leitura”.
Em mensagem enviada ao Plenário, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, lembrou: “Contar e ouvir histórias faz com que crianças e adolescentes participem do magnífico legado cultural brasileiro que têm direito”.
O presidente citou também que o ‘contar de histórias’ é uma das mais antigas manifestações culturais da humanidade “voz, entonação, linguagem corporal e outros meios expressivos são capazes de transmitir aos ouvintes os episódios narrados” completou.