Durante toda a semana, diretoras e professoras da rede de ensino participaram do curso Jovens Empreendedores, do Sebrae, com a consultora Maria Cecília Gondran. A iniciativa do curso foi do secretário de Desenvolvimento, Plácido Vargas. Vargas destaca que objetivo é fomentar a educação e a cultura empreendedora. O curso procura apresentar práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida pessoal, profissional e social.
A secretária de educação, Rosane Sartori Rosa, que acompanhou os trabalhos durante toda semana, informa que o próximo passo, agora, é apresentar o conteúdo aos estudantes. Rosane relata que o conteúdo do curso é desenvolvido a partir de temas, sendo um para cada um dos nove anos do ensino fundamental. “Os professores que participaram gostaram muito. Sem dúvida, uma iniciativa muito importante”.
O prefeito Daniel Netto Cândido acrescenta que em São Paulo este curso já acontece desde 2001 e agradece mais esta parceria do Sebrae. “Quando Plácido me comentou, não tive dúvidas. Uma inovação para educação em que colheremos muitos frutos”
Cândido destaca que a capacitação de professores do JEPP não envolveu custos financeiros e foi totalmente subsidiada pelo Sebrae.
Visão vai ao encontro dos quatro pilares da educação propostos pela Unesco:
Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;
Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente;
Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas;
Aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.