O total de denúncias de propaganda eleitoral irregular no Brasil já ultrapassou 61 mil. Com a contagem regressiva para as eleições municipais em 6 de outubro, faltam apenas nove dias. Até agora, foram registradas 2.024 denúncias em Santa Catarina, enviadas à Justiça Eleitoral através do aplicativo Pardal.
Blumenau, localizada no Vale do Itajaí, é a cidade catarinense com o maior número de denúncias, totalizando 160. Florianópolis, a capital do estado, ocupa a segunda posição, com 134 denúncias registradas no aplicativo.
Denúncias de propaganda eleitoral irregular
Em Santa Catarina, as campanhas para o cargo de vereador lideram as denúncias, com 1.081 registros. As irregularidades relacionadas a partidos ou coligações somam 593. Para o cargo de prefeito, foram contabilizadas 330 denúncias, enquanto para vice-prefeito, apenas 20.
O município com o maior número de denúncias de irregularidades no período de campanha eleitoral é Blumenau, no Vale do Itajaí, com 160, liderando a lista entre as cidades catarinenses. Florianópolis, a capital do Estado, é a segunda que mais recebeu denúncias no aplicativo Pardal, com um total de 134.
Aplicativo Pardal
O Pardal é uma ferramenta criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que permite à população denunciar irregularidades nas campanhas, tanto nas ruas quanto na internet. O juiz eleitoral da região é responsável por receber as denúncias e decidir as ações a serem tomadas.
O aplicativo pode ser baixado nas lojas de aplicativos e, através do site, é possível acompanhar as denúncias, acessar estatísticas nacionais e estaduais, além de obter informações sobre o que é permitido ou não durante a campanha eleitoral.