Devotos de Santa Paulina e fiéis de todo o Brasil poderão conhecer a partir deste domingo, 20 de dezembro, a escultura mais realista já feita da face de Santa Paulina, que será apresentada em uma Celebração Eucarística Solene, realizada no Santuário Santa Paulina, em Nova Trento/SC, às 9h45 e transmitida ao vivo, pela Rede Século 21.
Para os telespectadores o design autor da obra, Cícero Moraes, dará uma entrevista ao vivo, no programa ‘Voz do Santuário’, transmitido pela mesma emissora, às 9h30. Entrevistado pela apresentadora, Ir. Neusa Santos, Moraes vai explicar como foi realizado o trabalho de reconstrução, desde a escolha por Santa Paulina, até a fase de pintura realizada pela artista plástica Mari Bueno.
O trabalho realizado em tecnologia 3D e considerado o mais realista já feito da religiosa, foi desenvolvido pelo designer 3D, Cícero Moraes, da Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI), acompanhado pelo advogado e hagiólogo, José Luís Araújo Lira, e as Irmãs Roseli Amorim (Coordenadora Geral) e Terezinha da Silva (Conselheira Geral).
Além da reconstrução facial de Santa Paulina, Moraes foi responsável pela reconstituição de Santa Maria Madalena e Santo Antônio de Pádua. Santa Paulina é a primeira Santa do Brasil a ter a face reconstituída com a tecnologia tridimensional do design.
Já finalização da obra, foi realizada pela artista plástica Mari Bueno, com a técnica óleo sobre tela, que deu cor a nova face da Santa, a partir de referências e relatos de algumas das Irmãs da Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição. Maria Bueno também foi a artista responsável pela pintura da face de Santo Antônio de Pádua.
Ir. Roseli Amorim, coordenadora geral da congregação fundada por Santa Paulina, apresentou às Irmãs mais idosas da congregação, o trabalho que foi aprovado e contemplado com muita emoção e alegria. Algumas irmãs, que inclusive tiveram a oportunidade de conhecer Santa Paulina no final de sua vida, ficaram extremamente emocionadas com a perfeição.
Em São Paulo, na sede geral da Congregação, localizada no bairro Ipiranga, uma versão em 2D foi apresentada no último dia 13 de dezembro, em uma Celebração Eucarística, presidida às 11h, por Dom José Roberto, bispo auxiliar da Região do Ipiranga na Capela Sagrada Família e Santa Paulina.
A apresentação da reconstrução da face de Santa Paulina dá início às comemorações que devem marcar o aniversário de 150 anos do nascimento de Amábile Lúcia Visintainer, Santa Paulina, completados na última quarta-feira, 16 de dezembro.
Para Ir. Roseli, as comemorações são motivos de grande alegria. “Celebrar os 150 anos do nascimento de Santa Paulina é dar graças a Deus pelo dom da vida e a missão realizada pela nossa Fundadora, a Primeira Santa do Brasil”.