Em assembleia realizada no domingo, 22, os empregados das cerâmicas e olarias da região de Canelinha e São João Batista definiram o pedido de reajuste salarial a ser encaminhado aos patrões na negociação coletiva 2016/2017. O encontro aconteceu na subsede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Brusque e região (Sintricomb), em Canelinha.
Na assembleia, os participantes deliberaram encaminhar às empresas o pleito de 10% de reajuste nos valores dos pisos e de 9% para quem recebe acima dos pisos salariais. Além disso, a lista terá pedido de abono salarial de R$ 115.
“O próximo passo é encaminhar um ofício ao Ministério do Trabalho com essas decisões e o Ministério convoca as duas partes (patrões e empregados) para sentar à mesa e começar a negociação”, explica o presidente do Sintricomb, Izaias Otaviano.
A negociação deve estar finalizada até o mês de fevereiro, para que os novos valores salariais recaiam as folhas de pagamento dos trabalhadores a partir de março.
Além das discussões sobre os valores a serem pleiteados, os trabalhadores aproveitaram para tirar dúvidas sobre assuntos como folha de pagamento, valores de pisos salariais, jornada de trabalho, entre outros itens.
Ouça a Reportagem