Canelinha está avançando na atração de novas empresas para o município. A instalação de uma nova empresa deve ser anunciada nos próximos dias. Com incentivos da Prefeitura, duas empresas já se fixaram na cidade: Calçados Ala e Costa Rica. Nesta sexta-feira (08), o prefeito Moacir Montibeler (PMDB), esteve visitando a Indústria de Calçados Suzana Santos.
Com o programa Promover a Prefeitura de Canelinha tem criado um ambiente de atração de investimentos, redução da burocracia e até doação de terreno para novas empresas. Só com as duas indústrias que optaram pela Terra das Cerâmicas serão gerados quase 700 empregos diretos, além de centenas de postos de trabalho indiretos.
Esta tem sido uma resposta ao fechamento de mais de 30 cerâmicas nos últimos anos, o que levou a deterioração da oferta de vagas na cidade. Mais do que incentivos, a Prefeitura está desenvolvendo uma cultura de apoio a iniciativa privada, agilizando processos e garantindo rapidez na liberação de alvarás e autorizações.
Em São João Batista, por exemplo, os alvarás e autorizações para uma concessionária de carros se instalar na Rodovia SC-410, demorou quase um ano. A licença para reforma do Salão Paroquial, foi cerca de 90 dias. Além disso, a concessão de licenças e alvarás no município ficou refém de decisões políticas, o que vem provocando perda de investimentos.
No dia 11 de julho de 2017 o prefeito Daniel Cândido assinou um decreto dando poderes ao Secretário de Desenvolvimento, para analisar, aprovar ou indeferir projetos, anteprojetos, consulta de loteamento, desmembramento, retificação de área, alvará de licença, autorização de obras e serviços, além de emitir certidões. Medida deixa o setor ainda mais atrelado as decisões político-partidárias e menos técnico.
O anúncio da instalação de nova empresa em Canelinha deve acontecer nos próximos dias, e deverá, de acordo com fontes ouvidas pela reportagem, gerar aproximadamente 200 novos postos de trabalho na cidade.