Mais de 20 empresários ligados ao Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) se reuniram na tarde desta terça-feira (10) para a definição de curso que será ofertado pelo Senai, e que pretende qualificar mão-de-obra para a indústria. O Tecnólogo em Design de Calçados vai disponibilizar 30 vagas já no primeiro semestre de 2018.
De acordo com o presidente do Sincasjb, Almir dos Santos, curso de design em calçados preenche as demandas da indústria. “Hoje São João Batista já é uma referência em moda, muito em função do curso de design que tivemos na cidade á alguns anos”, afirma. Última turma foi formada em 2013.
Para ampliar a qualificação, o Sindicato procurou a Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e o Senai para reativar o curso. Almir explica que na reunião realizada nesta terça, ficou definido o iniciar o tecnólogo em calçado no começo do mês de março. “Isso vai permitir que o polo aprimore cada vez mais o lançamento de moda”, diz o presidente do Sincasjb.
Serão ofertadas de 30 a 40 vagas já na turma que inicia em março. O Tecnólogo estará disponível também para os municípios vizinhos, já que apesar de São João Batista ser o polo produtor de calçados, muitos trabalhadores se deslocam da região e são empregadas pelo setor.
Outro projeto de qualificação também está sendo discutido pelo Sindicato das Indústrias. Almir relata que existe a possibilidade da criação de um curso focado na gestão em processo de produção. Esse módulo poderá ser lançado já no mês de agosto. Também está na mesa o aprimoramento do programa Menor Aprendiz. “Ideia é que ele saia do Senai e já possa estar apto para trabalhar”, explica o presidente Almir.