Com o olhar sempre voltado ao interesse de toda a classe empresarial, o Sindicato das Indústrias de Calçados de São João Batista (Sincasjb) comemora, em 15 de maio, os 29 anos de fundação.
Durante todo esse período, muitas foram as lutas enfrentadas, as quais se transformaram em conquistas ao longo dos anos. Hoje, a entidade é considerada modelo de referência a nível nacional.
São muitos os motivos para festejar este aniversário. São histórias, conquistas e momentos vividos e compartilhados entre todos os empresários. E foi por meio dessa união da classe, que São João Batista se tornou referência na produção de calçados femininos, e que dita a moda no cenário nacional.
Todo o reconhecimento se deve também à credibilidade resgatada pelo sindicato, por meio da quitação de débitos antigos. Com isto, consequentemente, reconquistou a confiança dos empresários de São João Batista. Atualmente, são 123 associados que confiam na entidade, e juntos, buscam melhorias para toda a classe.
O atual presidente, Almir Manoel Atanázio dos Santos, lembra que uma das grandes realizações do sindicato no último ano, foi a concretização da sede própria. “Era um sonho antigo. Vínhamos numa crescente muito boa, mas precisávamos de um espaço para representar tudo o que estávamos vivendo. Esta nova sede não é somente da entidade, mas de toda a classe empresarial que acredita em nosso trabalho”, afirma.
Por meio de concessão de uso, a entidade conseguiu resgatar uma parte do espaço do Centro de Eventos e construiu a sede nova, moderna e ampliada, que atende a toda necessidade dos associados.
Valorização da classe
Nestes 29 anos, o Sincasjb sempre prezou pela valorização dos empresários, desde o pequeno ao grande. Por isso, foi o primeiro sindicato do Brasil a iniciar uma feira própria.
Em 1994 começou com a Feccat, sendo a primeira Feira de Calçados que alavancou a produção das empresas, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro.
Para vender ainda mais a imagem de São João Batista, o Sincasjb criou a SC Trade Show. A rodada de negócio é considerada a maior do estado e ocorre duas vezes ao ano (abril e novembro), trazendo os lançamentos de coleção dos mais de 100 expositores.
A Semana da Indústria Calçadista Catarinense (Seincc) também foi criada pelo Sincasjb com objetivo de trazer aos fabricantes todas as novidades em componentes, máquinas, químicos, tecnologia, acessórios e artefatos. A feira ocorre todos os anos em setembro, no Centro de Eventos, em São João Batista, e reúne mais de 120 expositores.
O projeto do Sebrae/SC teve apoio do Sincasjb para criação do primeiro Arranjo Produtivo Local (APL) do Calçado do Brasil. Considerado um projeto vitorioso, é hoje referência para o Sebrae a nível nacional.
Agradecimentos
A história do sindicato é rica em detalhes e conquistas, e estas só foram possíveis graças as parcerias realizadas durante esses anos.
O presidente Almir destaca, em especial, a contribuição de cada um dos ex-presidentes que passaram pela entidade. “Cada um teve papel importante na construção dessa trajetória. O sindicato chegou até aqui por conta do empenho de cada ex-presidente, que de forma voluntária, dedicou seu tempo em prol de toda a classe”, afirma.
Ele lembra ainda das entidades que auxiliaram na caminhada do Sincasjb durante os 29 anos, bem como a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), Sebrae/SC, Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), por meio do deputado estadual Altair Silva (Progressistas), que tem dado sua contribuição à história do sindicato. E também, do ex-governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira. “O nosso mais sincero agradecimento a cada um deles, porque nos apoiaram e nos apoiam nesses anos e nos estimulam a seguir em frente, com nossos projetos que buscam cada vez mais fomentar a nossa economia”, agradece o presidente.