O secretário de Desenvolvimento Econômico, Plácido Vargas e o secretário de Agricultura, Gilberto Montibeller, estiveram na Secretaria de Estado da Fazenda, na tarde de ontem, para solicitar o retorno do aipim congelado como ítem da cesta básica. “Essa inclusão garantirá mais competitividade para nossos produtores. Somos a Capital Catarinense dos Calçados, mas não podemos deixar de lado essa cultura trazida pelos nossos antepassados que leva o nome de São João Batista para muitas mesas pelo nosso estado”, frisa Vargas.
O secretário de Agricultura informa que São João Batista conta com mais de 200 produtores. São cultivados uma média 350 hectares, o equivalente a 350 campos de futebol. Deste número, a maior parte produz o aipim e o restante mandioca para produção de farinha.
“Esse benefício fiscal com certeza irá aumentar a venda do aipim produzido pelos nossos produtores, que ficará em torno de 5% mais barato no preço final, pois se for incluído como item novamente passará de 12% de tributação para 7%”.
Os secretários agradecem o presidente da Assembléia, Aldo Schneider, que agendou a audiência. O assessor tributário da presidência da Alesc, Pedro Mendes, o Diretor de Administração Tributária, Rogério de Melo Macedo da Silva e os demais integrantes da Secretaria da Fazenda: : Daniele Neves, Felipe Letsch,Ingon Rodrigues, além do contador Diego Gátis, do agricultor Manoel Peixer participaram da reunião.