Pode ser o fim da era Valmorzinho no Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Calçados de São João Batista. Com mais de sete mil empregados no setor, o sindicato tem importância política e voz na negociação salarial. Apesar disso, ficou por anos sem alterar a presidência e agora pode se reinventar. Três chapas estão habilitadas para disputar a eleição que acontece no dia 24 de fevereiro.
Material de campanha já circulam nas redes sociais, e candidatos tentam convencer os trabalhadores de suas propostas. Nos bastidores reclamações que o atual presidente Valmor Machado, teria criado dificuldades e burocracias para o registro dos candidatos. Os integrantes também divergem da forma que vai acontecer a votação.
Urnas devem ser disponibilizadas nas fábricas no dia 24 e todos os trabalhadores terão direito a votar. As dúvidas estão relacionadas a forma de comprovação que o eleitor pertence ao ramo calçadista. Uma das opções seria a apresentação da carteira de trabalho. Fiscais de ambas as chapas deverão acompanhar a votação em todas as seções.
A chapa 1 tem como lema “Emprego em Primeiro Lugar!”, e tem ligação com o atual presidente. Ela é composta pelo candidato a presidente João Batista da Conceição, vice Alexandra Machado (filha de Valmorzinho), secretária geral, Natália Voltolini de Melo e tesoureira Enimar Hoffman Garcia.
Na chapa 2 é pregada renovação do Sindicato e defesa de uma entidade mais atuante. É encabeçada por Douglas Reinert dos Santos, na presidência, Rudnei Roberto Melo, vice e Eduardo Daniel da Silva como secretário. Integrantes tem utilizado as redes sociais para apresentar suas propostas, incluindo apresentação pessoal da composição.
E a chapa 3 quer “Inovação e Transparência”, e já apresentou um plano de trabalho com defesa do auxílio creche, transparência na administração financeira e construção da sede social do Sindicato. O candidato a presidente da chapa 3 é Everton Quirino, vice Antônio Delaval Freitas Lopes, secretário Geral, Jean Pierre e Jean Kayser, tesoureiro.