Cerca de 10 dias após início das aulas online para os alunos da rede municipal de ensino, e reclamações de pais e professores, a Secretaria de Educação de São João Batista vai mudar o formato. A partir de agora serão 1h30 de aula ao vivo em vídeo para os prés-escolares e 2h30 para o ensino fundamental I e II.
Desde o dia três de junho a Educação do município adota a plataforma Google for Education, que permite aulas on-line, via videoconferência. Até aqui elas são realizadas nos horários regulares em que cada aluno está matriculado, de segunda a sexta-feira, permitindo a interação direta com os professores.
No entanto, desde o início das atividades online pais e educadores tem apresentado reclamações com relação a dinâmica das aulas. Com duração no mesmo período das aulas presenciais, há dificuldades em manter as crianças em frente a tela.
De acordo com a secretária Rafaela Tamanini, foi feito pesquisa e ouvido pais e professores para fazer ajustes no sistema. O coordenador pedagógico, Edésio Cipriani, informa que a partir do dia 17 de junho muda o tempo em que as crianças estarão online.
“A pré-escola terá 1h30 de interação com o professor. O fundamental I e II com 2h30. Então a partir do dia 17, quarta-feira, essas mudanças entrarão em funcionamento”, diz o coordenador.
No final da tarde de quarta-feira (10), a vereador Rúbia Tamanini (PSL), esteve reunida com a equipe da educação para tratar do tema. “Secretaria tem nos atendido em várias agendas, justamente para resolvermos o problema da educação neste momento”, diz.