A Escola de Educação Básica do Aguti, no interior de Nova Trento, realizou na tarde de sexta-feira, 09, uma Assembleia Geral com os pais dos alunos, onde apresentou o calendário escolar e as atividades do ano de 2018. Da mesma forma, a direção da escola apresentou a revitalização do prédio escolar, onde a mesma recebeu uma nova pintura nas cores amarelo e azul, no início deste ano.
Além dos representantes da comunidade e dos membros da APP – Associação de Pais e Professores – o ato contou com a presença do secretário de Educação Luiz Carlos Orsi, e do secretário adjunto de Educação Moacir Antônio Facchini. Segundo Orsi, a pintura foi definida após um pedido da própria comunidade escolar, durante a formatura de 2017. “Já estava em nosso planejamento e definimos a pintura no início deste ano”, informa o secretário. Ele também informou que investimentos já ocorreram anteriormente, como a instalação de ar condicionado, calçamento de lajota no acesso à escola.
A escola trabalha em dois turnos, sendo no Matutino com alunos dos Anos Finais, de 6º ao 9º Ano, e no vespertino com Educação Infantil com o Pré Escolar e Anos Iniciais de 1º ao 5º Ano.
A Escola te como horário de funcionamento no período matutino das 7h as 11h10, e no período vespertino das 13h10 as 17h10. Este horário é cumprido pelos alunos, professores, direção e equipe pedagógica. A escola abre no período matutino a partir das 6h30 para limpeza e organização das salas, por uma auxiliar de serviços gerais. Fica aberta até as 18h, onde uma segunda auxiliar de serviços gerais encerra o dia na unidade, também com limpeza e organização.
São 110 alunos matriculados, (Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais), oriundos de 23 comunidades do interior: Aguti, Lageado, Baixo Pitanga, Alto Pitanga, Valsugana, Maiate, Serraval, Mato Grosso, Poço Bonito, Morcego, Cancelas, Trombudo, Três Barras, Ribeirão Veado, Rio Branco, Conquista, Corrida, Reginaldo, Sapo, Saudade Pequena, Saudade Grande, Alto Capivara e Baixo Capivara. A comunidade de Oito Casas não está inclusa, pois nesse ano não há alunos desta localidade.
Recursos Humanos
O quadro de professores conta com 15 profissionais, sendo seis efetivos e nove contratados via processo seletivo. Há uma professora do AEE – Atendimento Educacional Especializado – duas auxiliares de sala, sendo uma na turma do 7º Ano e outra na turma do 8º Ano. Também possui uma coordenadora escolar efetiva, que nesta função é responsável pelo acompanhamento pedagógico e do cumprimento do planejamento dos professores. Tem como referência a Proposta Pedagógica do Município, além de acompanhar o desenvolvimento dos alunos, aos auxiliar os professores na resolução de problemas e encaminhamentos para decisões junto a direção e pais, para assim sanar as mesmas ou buscar ajuda através de outros meios.
Sala de Informática
Há uma instrutora de informática, responsável pelo acompanhamento dos alunos junta a Sala de Informática, bem como auxiliando estudantes e professores nas pesquisas. Também é responsável por toda a parte de instalação dos equipamentos de tecnologia da unidade (data show, impressoras, notebook e caixas de som).
São duas auxiliares de Serviços Gerais que, além da limpeza e organização da escola, são responsáveis pelo preparo da merenda escolar ofertada aos alunos. Elas trabalham uma em cada período.
Secretaria
Uma secretária escolar responsável por toda a parte burocrática de escrituração, sistema Betha. Porém, a mesma é inserida ao ambiente escolar de forma humanizada envolvendo-se diretamente a tudo que acontece na escola. Na ausência da direção, assume a função e a responsabilidade da gestora, previsto em regimento interno.
Direção
Por fim, uma diretora escolar que é responsável por todo o processo de funcionamento da Unidade Escolar, que acompanhando cada segmento que a escola compõe. Ela preza principalmente pelo maior objetivo da Unidade Escolar, que é zelar pela aprendizagem dos estudantes, para que se cumpra o ano letivo, com as competências e habilidades necessárias para o ano que cursado, prezando pela qualidade em todo o serviço que a escola oferta.
Transporte
A Escola Municipal de Educação Básica Aguti também conta com serviço de transporte terceirizado dos estudantes. Isso se deve pois o interior possui uma grande extensão com estradas de chão, trechos denominados de tifas, subidas íngremes, onde ficaria inviável a locomoção de ônibus escolares.
Já os professores, a maioria vem da região central do município, com transporte ofertado pela Secretaria de Educação.
Estrutura Física
São cinco Salas de Aula devidamente estruturadas e com ar condicionado em todas;
Uma Sala de Palestras;
Uma Sala de Informática ;
Uma Sala de Coordenação e Planejamento para a coordenadora e professores;
Uma Sala de Atendimento Educacional Especializado;
Uma cozinha devidamente equipada para atender com qualidade o serviço de merenda escolar ofertado aos alunos;
Uma Área de Serviço;
Um Depósito de Materiais de uso de professores e alunos;
Uma Sala de Café aos professores;
Uma Sala de Direção;
Um amplo Refeitório aos alunos;
Um Quadra de Esportes coberta;
Academia ao Ar Livre localizada nas dependências da Escola, que é tanto de uso dos alunos na prática da Educação Física, quanto pela comunidade .
Área externa ampla com Jardim e Horta Escolar, totalmente cercados para melhor proteção dos estudantes.
Ouça a Reportagem