Estudantes do 8º e 9º ano da Escola Municipal de Educação Básica Aguti, interior de Nova Trento, que visitaram o Centro Budista Mendjila, em Canelinha, além do Santuário Santa Paulina no bairro Vigolo, em Nova Trento, deram continuidade ao projeto da disciplina de Educação Religiosa. Na manhã de quarta-feira, 03, foi a vez de conhecerem os luteranos. Por isso, ele participaram de uma visita a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, no distrito de Claraíba, a única da cidade.
Segundo a professora de Educação Religiosa, Sílvia Orlandi Batistti, o objetivo desta visita é de oportunizar uma pluralidade no que se refere ao conhecimento religioso. “Hoje oportunizamos conhecer os luteranos. Muito gratificante, até porque tanto Aguti, quanto Claraíba são de descendência alemã”, analisa.
A Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, em Claraíba, é uma das mais antigas da região de Brusque. Foi inaugurada do ano de 1957. Pertence a Paróquia Unidos em Cristo, em conjunto com as Comunidades de São João Batista, além de Don Joaquim, Santa Luzia e Paquetá, de Brusque. Elas fazem parte do Sínodo Vale do Itajaí, com sede em Blumenau.
Para o diácono Cleomar Raach, essa participação dos estudantes de Nova Trento, é importante, pois oportunizou aos luteranos apresentar um pouco sobre a religião que iniciou com a Reforma Luterana, em 31 de outubro de 1517, na Alemanha. “Ficamos felizes em ter este espaço para dialogar com os jovens, e explicar sobre a Confissão Luterana”, explica.
Para finalizar este projeto, os estudantes da escola do Aguti visitarão o Santuário de Azambuja, no município de Brusque.