
Município também recebeu, nesta quarta-feira (04/02), apresentação do programa Circuito 360º/Gestão da Alfabetização
A semana que antecede o retorno às aulas na rede municipal de São João Batista tem sido marcada por uma série de formações voltadas à preparação dos profissionais que atuam nas unidades do município, com foco na elevação dos níveis de aprendizagem dos estudantes. Um dos eixos centrais deste trabalho é o fortalecimento das ações de alfabetização nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
Nesse contexto, teve início nesta quarta-feira (04/02) a capacitação microrregional do programa Alfabetiza SC, promovido pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. As atividades, que seguem também nesta quinta-feira (05/02), na Escola Patrício Teixeira Brasil, reúnem profissionais da educação de São João Batista, Nova Trento e Major Gercino.
A iniciativa integra o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e foi organizada em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação de Santa Catarina (Undime/SC). O objetivo é fortalecer a política de alfabetização e qualificar as práticas pedagógicas desenvolvidas nas redes municipal e estadual, com foco no aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem.
A formação busca reforçar o trabalho docente, apoiar o planejamento pedagógico alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às Diretrizes Curriculares Municipais, além de incentivar práticas de alfabetização fundamentadas em evidências científicas.
Também nesta quarta-feira (04/02), foi realizada, no auditório do Senai, uma apresentação do programa Circuito 360º/Gestão da Alfabetização, ao qual São João Batista aderiu no ano passado e que será ampliado em 2026 junto à rede municipal de ensino. A iniciativa é resultado de uma parceria da Associação dos Municípios da Grande Florianópolis (Granfpolis) com os institutos Ayrton Senna e Fefig e tem como objetivo assegurar que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa, com qualidade e equidade.
“Buscamos, dentro das nossas possibilidades, oferecer uma semana de formação que, de fato, contribua para o aprimoramento do trabalho pedagógico desenvolvido em sala de aula. As atividades são direcionadas aos profissionais de cada nível de ensino e contam com parcerias estratégicas, com instituições que fazem a diferença na educação pública. Tudo isso para fortalecer a aprendizagem dos nossos estudantes”, destaca o secretário municipal de Educação, Alício Schiestel.








