Dezembro marcou as últimas semanas da secretária Maria Janete Souza Haschel à frente da Secretaria de Educação de Major Gercino. Ela estava completando sete anos no comando do setor, mas será substituída já no início do próximo ano. Situação foi oficializada nesta semana.
Relacionamento entre Janete e o paço municipal esfriou após a polêmica envolvendo o afastamento da diretora da Escola Monsenhor José Locks, Adriana Heiderscheidt dos Santos, que foi agredida por uma professora e afastada das funções para apuração dos fatos. Proximidade entre a secretária e o ex-prefeito João David, também teve efeitos corrosivos na situação.
Na mesma toada, tem mudanças na direção da Escola. Adriana também foi exonerada da direção. Ela é esposa do vereador Rodrigo dos Santos (Progressistas), que vem se manifestando publicamente contra algumas medidas da Administração do prefeito Valmor Kammers.
Futuro gestor da educação vai encontrar uma pauta robusta para tocar durante 2020. Além da construção da nova escola no Pinheiral, a localidade deve receber uma quadra coberta. Escola do centro também terá investimentos e a prefeitura já está com a escritura do terreno para construção da creche em mãos.
EM TEMPO…
Valmor Kammers já trabalha como pré-candidato a reeleição no próximo ano, com um nome já em vistas para ocupar a cadeira de vice. Valdecir Marchi, secretário de Agricultura deve compor a chapa em 2020.