Considerada sagrada pelos católicos, a Vigilância Sanitária Estadual interditou a fonte que fica na gruta de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de Angelina. Segundo a Vigilância, a água que jorra da fonte está imprópria para consumo. Inclusive, uma placa informativa foi instalada no local, no início desta semana.
A gruta é um dos pontos turísticos do projeto Vale das Graças. Há décadas atrai fiéis que agradecem pelas graças alcançadas. Por isso, os romeiros têm o costume não somente de beber a água no local, bem como de levar pra casa, por acreditar que trata-se de um ponto milagroso.
A Paróquia local espera uma solução da Prefeitura. Por outro lado, o Poder Executivo só vai se pronunciar na sexta-feira, 26. Os moradores de Angelina cobram uma solução. Inclusive, outra fonte natural, que é usada há anos pelos moradores também foi lacrada porque a água também está imprópria. O relatório mostrou a presença da bactéria Escherichia coli.
Em nota, a Casan – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento – informa que atende 100% da área urbana de Angelina, mas que a gruta com a água imprópria não faz parte do sistema de abastecimento.