Integrantes da aldeia Tekoá V’yá – que significa Aldeia Feliz – da etnia guarani, na localidade do Itereré, em Major Gercino, participaram de uma importante visita na sede da Estação Experimental da Epagri – Empresa de Pesquisa Agropecuária e extensão Rural Santa Catarina – na cidade de Itajaí.
Os índios tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho da estação em diversas áreas como o cultivo e aproveitamento de plantas bioativas (medicinais), extração de óleos essenciais, plantas alimentícias não convencionais, produção de mudas, compostagem, hidroponia, produção orgânica, cultivo protegido e novas variedades de hortaliças lançadas pela Epagri.
Para o extensionista da Epagri de Major Gercino, Remy Narciso Simão, a visita foi produtiva. “Até porque, eles em Itajaí têm um trabalho muito interessante de análise e reconhecimento de compostos, de princípios ativos de plantas medicinais que tem a finalidade para a cura de doenças”, informa Simão.
Os participantes conheceram dezenas dessas plantas e quem tem potencial até mesmo para a comercialização. De acordo com Remy, os índios têm bastante conhecimento nesta área de plantas medicinais, mas é sempre importante ver como se estudam essas plantas, as características de cada uma delas e quais as finalidades.
Ouça a Reportagem