Lages, localizada na região serrana de Santa Catarina, demonstra solidariedade ao adotar Muçum, um dos municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas inundações. A Secretaria Municipal de Defesa Civil confirmou a adoção e o envio de uma equipe para auxiliar na reconstrução.
Anildo Antunes, Secretário da Defesa Civil de Lages, explicou que uma equipe composta por aproximadamente 10 funcionários e dois voluntários será enviada a Muçum/RS. Durante uma missão de oito dias, eles fornecerão assistência à comunidade afetada, contribuindo para superar os desafios enfrentados após a tragédia.
“Além dos mantimentos, ontem recebemos um carregamento de água que também será levado para lá. A cidade foi gravemente afetada, então vamos ajudar na limpeza. Entramos em contato com o secretário de obras, Matheus, que nos informou que toda ajuda é bem-vinda”, destacou Anildo.
A equipe de Lages não só fornecerá produtos de limpeza, mas também levará duas retroescavadeiras, um caminhão com escavadeira hidráulica e duas viaturas da Defesa Civil para auxiliar na remoção de detritos, lama e desbloqueio de vias interditadas.
“Essas máquinas serão essenciais para agilizar a limpeza e remoção dos resíduos deixados pelas águas. Nosso objetivo é liberar o acesso às casas, removendo a lama e desobstruindo as ruas interditadas”, concluiu Anildo.