Apreensiva, uma moradora do bairro Jardim Progresso, em Tijucas, fez uma denuncia após receber em sua própria casa um bilhete com ameaças ao seu cão de estimação. A situação é alarmante, tendo em vista que ao menos dois cachorros morreram envenenados nos últimos dias.
No bilhete, segundo a mulher, continha a frase: “se o cachorro latir, eu vou dar veneno”. De início, ela pensou que se tratava de alguma brincadeira infantil. No entanto, ao saber da morte por envenenamento de outros animais, ficou preocupada. A tijuquense ainda afirma que é tutora de um cachorro da raça Pastor Alemão, o qual só late quando percebe algo significante para tal.
Outros casos semelhantes são registrados diariamente na cidade. Além disso, vale lembrar que o responsável por esse ato pode ser enquadrado no crime de Crueldade contra Animais, que encontra respaldo legal na Lei de Contravenções Penais, Lei de Crimes Ambientais e Lei Estadual de Minas Gerais (Lei 3688/41, art. 64, Lei 9605/98, art. 32 e Lei MG 22.231/16).