No ano em que o projeto de maior envergadura do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas completa cinco anos de bem sucedidas ações em prol à população da bacia, nada melhor que ser referenciado com uma certificação de Tecnologia Social. A notícia da certificação, aliás, chegou em agosto de 2015, mas somente em janeiro de 2016 foi, oficialmente, publicada pelo Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social.
Na manhã de quinta-feira (21), membros da diretoria e técnicos do Comitê Rio Tijucas conversaram com Silvio Gilberto Pinho, Gerente Geral da Agência do Banco do Brasil de Tijucas, ocasião para reforçar laços de cooperação e amizade para o bem da população da bacia hidrográfica.
Entenda a certificação social
O “Pacto pela Restauração da Mata Ciliar da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas” foi desenvolvido pelos técnicos da Associação Caminho das Águas de Tijucas (CAT), entidade gestora do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. O Pacto foi certificado no Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2015. A certificação de projetos de Tecnologias sociais é feita pela Fundação Banco do Brasil, que na 8ª edição do prêmio recebeu 866 inscrições de todo país. Foram certificas 154 Tecnologias Sociais, entre elas o projeto apresentado pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tijucas. O prêmio tem apoio da Petrobras, da Unesco, e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
De acordo com a Assessoria de Imprensa do Banco do Brasil, as certificadas passam a integrar o Banco de Tecnologias Sociais (BTS) da Fundação Banco do Brasil, que soma um total de 850 iniciativas. O BTS é uma base de dados online que reúne metodologias reconhecidas por promoverem a resolução de problemas comuns às diversas comunidades brasileiras. No BTS, as Tecnologias Sociais desenvolvidas por instituições de todo o País podem ser consultadas por tema, entidade executora, público-alvo, região, UF, dentre outros parâmetros de pesquisa.
Saiba mais: https://www.fbb.org.br/tecnologiasocial/