Em 2024, mais de 100 mil programações operacionais de policiamento preventivo foram realizadas pela corporação
A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) iniciou, em fevereiro de 2025, as ações da operação Escola Mais Segura, que visa garantir maior segurança nas instituições de ensino do estado. O programa reforça a presença de policiais militares em ambientes escolares, com objetivo de reduzir aspectos potencialmente causadores de perturbação da ordem pública no âmbito dos estabelecimentos de ensino.
A preocupação com a segurança da comunidade escolar é uma prioridade para a PMSC, consolidada pela estratégia preventiva da Rede de Segurança Escolar. Este programa foca no atendimento próximo aos alunos, professores, funcionários de escolas e pais, com ações que incluem medidas de acompanhamento e prevenção executadas por todas as guarnições de serviço.
Neste ano, a Secretaria de Estado da Educação estabeleceu a data de início das atividades letivas para 10 de fevereiro, com recesso escolar entre 21 de julho e 1º de agosto e término em 15 de dezembro.
Em 2024, essas ações resultaram em 100.006 programações operacionais de policiamento preventivo nos horários de entrada e saída das escolas, esforços que são essenciais para a preservação da ordem pública nas unidades de ensino e para a eliminação de fatores de risco, impactando positivamente na percepção de segurança.
Com o início do período letivo de 2025 nas redes estadual e municipal de ensino, a PMSC retoma o planejamento e a execução dessas ações preventivas, que vão cobrir os 204 dias letivos do ano, garantindo a proteção de milhares de alunos, profissionais da educação e suas famílias.
Além da presença ostensiva, o programa também promove a capacitação da comunidade escolar, com treinamentos baseados no protocolo “Fugir, Esconder e Lutar” (FEL), uma abordagem eficaz para emergências.
De acordo com o comandante-geral da PMSC, coronel Aurélio José Pelozato da Rosa, “a segurança da comunidade escolar é uma prioridade para a Polícia Militar de Santa Catarina, e com o início de 2025, renovamos nosso compromisso em proteger alunos, professores, funcionários e suas famílias. Nossa estratégia se baseia não apenas na presença policial, mas na educação e conscientização, colaborando com a comunidade escolar para um ano letivo mais seguro e produtivo”.