Em comparação entre os meses de Julho/22 e Julho/23 a Polícia Militar de Itapema registrou uma queda de 33% nos registros de ocorrências dessa natureza.
Apesar da importante redução o número de ocorrência registradas em Julho deste ano foram de 60 atendimentos. Mesmo quando preso em flagrante o autor geralmente permanece pouco tempo em regime fechado por conta de legislação, aliado ao fato de que mesmo quando condenado, a pena em concreto é baixa, o que estimula a reincidência.
Para reduzir o cometimento deste tipo de prática delituosa o 31⁰BPM tem efetuado operações de barreira de trânsito, fiscalização de cumprimento de condições de liberdade provisória concedidas a apenados e intensificação das abordagens.
A fiscalização do cumprimento das condições impostas ao condenado para permanecer no regime aberto contribui para que se reduza a possibilidade de envolvidos em furtos retornarem a prática criminosa se aproveitando do fato de terem voltado a convivência social.
Outro importante fator na redução da criminalidade foi a instalação das câmeras de monitoramento no município, as quais tem auxiliado na prevenção do crime e identificação de envolvidos em práticas criminosas.
Além disso a Polícia Militar tem contado com o apoio da Guarda Municipal de Itapema na realização de operações e abordagens em vias públicas.
Nos próximos meses as operações e fiscalizações continuarão sendo realizadas com ainda mais intensidade com o objetivo de aumentar a queda nos índices delituosos.