A Granfpolis – Associação dos Municípios da Região da Grande Florianópolis – está com novo presidente. Em Assembleia Geral da entidade na sexta-feira, 22, Gian Francesco Voltolini (PP), prefeito de Nova Trento, foi eleito para comandar a Granfpolis em mandato de um ano.
Foram eleitos ainda o Conselho Executivo como 1º vice-presidente, o prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger e 2° vice-presidente, Edésio Justen, prefeito de Santo Amaro da Imperatriz.
Para o Conselho Fiscal foram eleitos Ernei José Stahelin, prefeito de São Pedro de Alcântara, Camilo Nazareno Pagani Martins, prefeito de Palhoça, e Roberto Katumi, presidente da Câmara Municipal de Florianópolis.
Como suplentes foram eleitos Ricardo de Souza Carvalho, prefeito de São Bonifácio, Moacir Montibeler, prefeito de Canelinha, Michel Schlemper, presidente da Câmara Municipal de São José.
Antes de passar a presidência ao prefeito de Nova Trento, Gean Loureiro, prefeito de Florianópolis, fez questão de agradecer o apoio de todos os prefeitos, vice-prefeitos, presidentes de Câmaras, a aos servidores da Granfpolis, ressaltando ter cada vez mais a convicção da importância da Associação na busca de soluções conjuntas para os municípios. “A Associação tem cada vez mais integrado nossos municípios e atuado na busca soluções e reivindicações, e demonstra ser a instituição que pode trazer resultados para a nossa região metropolitana.
O presidente eleito Gian Voltolini agradeceu o voto de confiança de todos os colegas prefeitos. “Assumimos o compromisso com os prefeitos, principalmente das pequenas cidades, e vamos visitá-los, ouvir sobre suas demandas e trazer à pauta de nossas reuniões, bem como encaminhar ao Governo do Estado que, por meio da Secretaria de Estado da Casa Civil, promete este elo de comunicação com os municípios.
Pouco antes da eleição foram apresentados e aprovados o Relatório de Atividades e Prestação de Contas de 2018 .
Central de Atendimento aos Municípios
O secretário de Estado da Casa Civil Douglas Borba, que representou o governador Carlos Moisés da Silva na Assembleia da Granfpolis, falou na oportunidade sobre a Central de Atendimento aos Municípios que está sendo criada junto à sua pasta, e garantiu que com a extinção das ADRs o atendimento aos municípios não será prejudicado.
Segundo o secretário, está sendo feito um levantamento em todos os municípios sobre convênios em andamento e propostas encaminhadas, para um diagnóstico dos 295 municípios, seus anseios locais e regionais. “Queremos desta forma buscar critérios para os investimentos dos recursos púbicos que são poucos. Há um histórico de atendimento de pleitos de prefeitos e regiões muito mais políticas do que técnicas. Há um sentimento de injustiça com alguns municípios ao longo dos anos que precisamos acabar”, destacou.
Quanto ao projeto de mobilidade urbana da Região Metropolitana da Grande Florianópolis, Borba elogiou sua elaboração que contou com o auxílio de todos os prefeitos e equipes técnicas municipais, e o trabalho de coordenação do processo da Granfpolis.
“O documento final elaborado e assinado por todos é o que valerá. Nesta quinta-feira (21), reunimos os nove prefeitos que participam da Suderf e que agora será gerida pela Casa Civil. Recebemos o aval de todos para evoluirmos com o projeto”, disse.
Informações e Fotos: Granfpolis