O Juiz da Comarca de São João Batista decidiu que o Facebook deve bloquear três páginas falsas na rede social. Decisão atende a um pedido da coligação Coração Para Governar, do candidato Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca. Também foi solicitada a identificação de outros dois perfis falsos.
Na semana passada um rastreio solicitado pela justiça já havia identificado que o perfil Pedro Lima utilizou o IP do vereador Leoncio Cypriani para publicar conteúdos. Bloqueio atinge os perfis de Oscar Carvalho, Dóris de Albuquerque e Pedro Lima.
Na decisão o juiz pede que o Facebook forneça todas as informações que permitam identificar os donos dos perfis. O juiz Alexandre Schramm diz que “que reveste-se de credibilidade a afirmação de propaganda eleitoral negativa e montagens, a partir da análise de documentação amealhada, dai emergindo possíveis violações à honra do representante, bem como subversão à legislação de regência que disciplina a legislação eleitoral”.
Decisão foi publicada na noite desta sexta-feira (14).
Pedro Lima já havia sido rastreado
O rastreamento de um perfil falso na rede social Facebook, levou ao nome e endereço de um vereador de São João Batista. De acordo ação que tramita na Justiça Eleitoral, o perfil Pedro Lima realiza publicação no IP registrado em nome do vereador Leoncio Cypriani (PSD).
Solicitação para identificação de quem estava por trás das publicações foi feita pela campanha de Pedro Alfredo Ramos, o Pedroca (MDB), pedindo ao Facebook e empresas de internet. Na página são publicados ataques a Administração Municipal e ao candidato emedebista. No processo é pedida a exclusão do perfil, além da indisponibilização do conteúdo.
O Facebook chegou a ser notificado, mas informou que a identificação deveria ser feita através de rastreio pelas empresas de internet. Até as 9h30 desta terça-feira (10), o perfil e os conteúdos continuavam disponíveis na rede. A primeira publicação foi feita em agosto de 2020 e criticava uma reunião feita na Secretaria de Educação, com aglomeração e que teria como objetivo beneficiar candidato a vereador.
Na sessão desta segunda-feira (09), Leoncio Cypriani se manifestou sobre o assunto na tribuna da Câmara de Vereadores. Mais cedo ele teria se encontrado com o prefeito Daniel Cândido, um dos alvos das publicações do perfil. Leoncio negou que seja o responsável pelo perfil e pelas publicações.
“Os senhores não estão acreditando que o vereador Leoncio precisa se esconder em uma fake news. Inventar um perfil fake para esconder o que penso do candidato a vice de São João Batista. Eu não preciso esconder nada de uma pessoa que me chama de ‘caco’ em uma emissora de rádio da cidade, sem justificativa”, disse Leoncio em discurso na noite de segunda.