No último fim de semana para as definições dos candidatos ao Governo do Estado, o PP voltou atrás e, desta forma, vai apoiar o PSD de Gelson Merisio como candidato. João Paulo Kleinübing (Dem) será o candidato à vice. Com isso, Esperidião Amin (PP) e Raimundo Colombo (PSD) vão concorrer ao Senado Federal. Merisio lidera uma aliança formada pelos partidos PSD, PP, PSB, PDT, PRB, PROS, PSC, Solidariedade, Podemos, PRP e PHS.
Por outro lado, o MDB terá Mauro Mariani como candidato ao Governo de Santa Catarina. A novidade desta chapa é o nome de Napoleão Bernardes (PSDB) como vice. Os tucanos também apontaram o nome de Paulo Bauer para concorrer a uma vaga ao Senado, sendo que o PR fica com a outra indicação, através do nome de Jorginho Melo.
Quem vai de chapa pura é o PT, com Décio Lima sendo o candidato ao Governo. A chapa ainda não definiu um nome para concorrer à vice. Para a disputa ao Senado, o partido terá como candidatos a ex-senadora Ideli Salvatti e o ex-desembargador Lédio Rosa.
O PSL confirmou o nome de Carlos Moisés da Silva como candidato a governador. A vice será a advogada Daniela Reinehr. Para o Senado, foi confirmado o nome de Lucas Esmeraldino, presidente estadual da sigla.
O PSTU confirmou o nome de Ingrid Assis como candidata ao Governo de Santa Catarina. Ela é a única mulher a pleitear a vaga de governadora. Formada em Ciências Biológicas, atua como professora e dirigente sindical do Sinte São José, na Grande Florianópolis. Como candidato a vice-governador foi definido Ederson da Silva, e ao senado será Ricardo Lautert.
O jornalista Leonel Camasão vai concorrer ao Governo pelo Psol. Na chapa, a vice-governadora será Caroline Bellaguarda, do PCB. O PSOL escolheu Antônio Campos e Pedro Cabral como candidatos ao Senado.
A Rede Sustentabilidade definiu o nome de Rogério Portanova, com Regina Célia dos Santos como candidata a vice-governadora, além de Miriam Prochnow e Diego Mazzagiorno como candidatos ao Senado.
Já o PCO – Partido da Causa Operária – vai ter como candidato Ângelo Castro, com Flávio Amaral de vice. Para o Senado Federal, o nome é de Andréa Carvalho.
Foto: Casa D’Agronômica/Divulgação