O secretário municipal de Planejamento de Major Gercino, Rui Roos, foi eleito como presidente da nova diretoria do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Convênios, durante evento paralelo ao Congresso de Prefeitos, no Centro Sul, em Florianópolis, na quarta-feira, 13.
Rui Roos destaca que algumas medidas precisam ser tomadas e revistas neste novo mandato, uma delas é a criação de novos colegiados regionais. “É preciso unir os municípios, pois ainda existem regiões que não possuem um colegiado e o servidor se perde na hora de realizar a ação necessária para a captação de recursos”, comenta.
O novo presidente também cita outros pontos importantes que serão debatidos durante o seu mandato, entre eles estão à elaboração do Plano Estratégico do Colegiado e as apresentações do mesmo para o presidente da Fecam – Federação Catarinense dos Municípios – e aos secretários Executivos das 21 Associações de Municípios. Também quer desenvolver uma forte Mobilização para que as regiões que não possuem Colegiado criarem um. E realizar uma apresentação do trabalho do GMC aos Colegiados de Contadores para que eles saibam as tramitações que estão ocorrendo; Acompanhar a pauta da Ouvidoria Geral da União, entre outros.
Para a vice-presidência do Colegiado Estadual de GMCs foi eleito gestor municipal de convênios do município de Gaspar, Jorge Pereira.
No último ano a assessora de Projetos Especiais da Granfpolis, Adriana de Souza do Nascimento, foi quem presidiu o Colegiado.
O Colegiado Estadual de GMCs é um órgão coordenado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), responsável por integrar os gestores municipais de convênios que atuam no Colegiado Regional de GMCs, de todo o Estado. O objetivo é oportunizar avanços na área de captação de recursos para que os municípios consigam melhorar a execução de obras e serviços nas suas regiões.