O vereador do município de Nova Trento, Genésio Luiz Piazza, o Hedo (PMDB), aproveitou o tempo da palavra livre no Poder Legislativo de Nova Trento, para criticar a Pec 287, da Reforma da Previdência. Na opinião do peemedebista, será um retrocesso, caso a Câmara dos Deputados e o Senado Federal aprovem esse projeto, além da sanção do presidente Michel Temer (PMDB).
Genésio Piazza disse que já entrou em contato com o deputado Rogério Peninha Mendonça (PMDB) para que ele não vote a favor da Pec. “E será bom que todos os vereadores entrem em contato com deputados e senadores para barrar essa proposta”, analisa.
Além do legislativo, o Sittrunt – Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Nova Trento – também debate o assunto. A presidente Maria Goretti Minatti, se diz preocupada quanto a Reforma na Previdência, que está em debate em Brasília e que vai atingir, também, os trabalhadores Rurais.
Posicionamento
Com isso, o Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais de Nova Trento se posiciona firmemente em defesa da previdência social rural e favorável à manutenção das atuais regras de acesso dos trabalhadores e trabalhadoras rurais aos benefícios previdenciários e assistenciais. Entre as quais se destacam a diferença de idade para a aposentadoria por idade, aos 55 anos, para as mulheres, e 60 anos, para os homens; carência de 15 anos no exercício da atividade para acesso à aposentadoria; contribuição dos agricultores e agricultoras familiares para a previdência social tendo por base a incidência de uma alíquota sobre a venda da produção; possibilidade de acumulação de aposentadoria e pensão por morte e vinculação dos benefícios previdenciários e assistencial (BPC/LOAS) ao valor do salário mínimo.
Ouça a Reportagem