A Câmara de Vereadores de São João Batista não vai reduzir salário dos parlamentares. Proposta de Gilberto Montibeller (PMDB), não encontrou apoio dos demais parlamentares que discursaram contra a ideia na sessão desta segunda-feira (17). Montibeller propôs que salários dos vereadores passassem para R$ 900 durante os últimos meses de 2015 e em 2016.
Para os contrários a iniciativa do emedebista, Câmara não pode mexer na remuneração dos parlamentares para esse período. Seria ilegal. Proposta só teria respaldo legal para vigorar em 2017, quando assumem os novos vereadores, eleitos em 2016. Fernando Perão (PSD), afirmou no discurso que o salário dos atuais ocupantes do Poder Legislativo foi aprovado na gestão passada.
Já o presidente Carlos Francisco da Silva (PP), disse que o assunto estava encerrado e que nenhum projeto que alterasse a remuneração dos parlamentares entraria na pauta. Argumentou que a função dessa legislatura será formar o salário dos próximos, que assumem em janeiro de 2017.
Ideia para redução do salário dos vereadores foi protocolada na secretaria da Câmara na segunda-feira (10), por Gilberto Montibeller. Nas redes sociais o assunto foi repercutido por membros do Governo Municipal. Mas, para entrar na pauta de votações teria que ter sido apresentado pela mesa diretora ou com a assinatura de um terço dos membros do parlamento.