De acordo com o climatologista Sergey de Araújo, o clima na região do Litoral Norte de Santa Catarina permanecerá instável até o término da semana, e os acumulados de chuva podem atingir até 45 mm até o domingo (1º). O professor, que coordena o Laboratório de Climatologia da Univali em Itajaí (LabClima), destacou que, em contraste com a quinta-feira (28), quando o sol apareceu, a partir desta sexta-feira (29), as condições estarão propícias para a predominância de nuvens e chuva na área.
Sergey explicou que as temperaturas máximas oscilarão entre 18°C e 21°C, enquanto as mínimas ficarão entre 14°C e 16°C até o domingo. Ele lembrou que na quinta-feira as temperaturas foram ainda mais baixas, atingindo os 11°C.
Sobre o ciclone que se formou entre a costa catarinense e do Rio Grande do Sul, o climatologista reiterou que essa condição climática esteve ativa até quinta-feira, intensificando os ventos no Litoral Norte de Santa Catarina. “Para os próximos dias, teremos circulação marítima e áreas de instabilidade sobre o litoral e, no domingo, a chegada de uma nova frente fria”, comenta Sergey de Araújo. Em consequência, espera-se que as rajadas de vento possam superar os 45 km/h no domingo.
Quanto às praias, é previsto que as ondas predominem de leste a sudeste, com séries de até 1,5 metro, dependendo do ponto.