O programa “Pilotagem com Segurança”, oferecido pela Mega Motos Honda já começou. A primeira palestra do ano aconteceu na quinta-feira, quatro de fevereiro, para os colaboradores de uma gráfica de Brusque. Este ano, o programa traz novo conteúdo, com o tema “Trânsito você também faz parte” abordando as estatísticas sobre o trânsito em Brusque e região.
Conforme o instrutor de pilotagem, Maicon Bertolini, o objetivo das novas palestras é conscientizar as pessoas de que não são os veículos que causam acidentes e sim seus condutores. “O trabalho este ano deve ser intensificado, pois vem apresentando bons resultados”, indica Bertolini. Segundo dados da Polícia Militar de Brusque, mesmo com o aumento da frota – de 52.398 em 2005 para 96.083 em 2015, os dados apontam uma redução no número de mortes em acidentes na cidade. Em 2006 foram registrados 28 óbitos e em 2015, 18. “Tivemos um aumento de 83% na frota e redução de 55% nas mortes”.
O programa “Pilotagem com Segurança” existe desde 2005 e já atingiu mais de 22 mil pessoas, entre público adolescente, jovens e adultos. As palestras acontecem em empresas, escolas ou grupo de pessoas que tenham interesse. Ano passado, foram mais de cem encontros, com público superior a três mil pessoas. Todos os anos, o programa é avaliado pela Moto Honda do Brasil e se mantém entre os dez melhores do país, comparado a mais de mil outros projetos desenvolvidos pelas concessionárias Honda a nível nacional.
As palestras são gratuitas e a Mega Motos está à disposição de colégios, entidades e empresas que queiram realizá-las em Brusque e região. Para agendá-las, basta entrar em contato com Maicon Bertolini, através do telefone 47-3251-0200.
“Hoje o processo educativo é muito importante no trânsito e em todos os outros meios da sociedade onde se dá o convívio. Nosso objetivo é abordar regras, orientar, conscientizar tanto no trânsito como em situações do dia a dia, seja no convívio com a família, amigos ou trabalho”, explica Bertolini. Segundo o instrutor, todos precisam buscar um mundo com mais harmonia, seja no trânsito ou em qualquer lugar. Trabalhamos bastante com as crianças, pois ela serão nossos futuros condutores.
Finalizando Bertolini faz uma reflexão para todos os motoristas. “Qual a sua consciência em relação ao trânsito? Errar é humano, assumir é caráter, mas permanecer no erro é burrice. No trânsito, evitar o erro é sabedoria”.
Ouça o áudio da entrevista: