Com intuito de orientar os estudantes da Rede Pública Municipal de Ensino, as médicas veterinárias Patricia Maier e Sara Pinot Costa iniciaram um projeto de conscientização sobre os cuidados básicos com os animais domésticos. Os encontros ocorrerão em todas as escolas do município, com as séries iniciais e finais, com uma didática específica para a idade dos alunos. Entre os assuntos abordados estão: imunização, castração, abandono, saúde pública e zoonoses.
As médicas veterinárias ressaltam, que a função de informar a comunidade sobre esses assuntos também cabe aos profissionais da área, assim como elas. “É nossa responsabilidade também a saúde pública, sem dúvidas é nosso dever passar para as pessoas quais são os riscos que os animais abandonados podem oferecer a nossa sociedade”, explicam.
Sara informa que o principal objetivo é conscientizar as crianças, jovens e adultos que animais de companhia não são objetos, brinquedos, status e nem mesmo ‘algo’ para satisfação própria. “É uma vida que requer amor e cuidados incondicionais. Nossa paixão são os animais, e antes de ser uma escolha profissional, é algo feito com muito amor, respeito e dedicação”, revela.
As profissionais destacam ainda, que acreditam que aconscientização social é uma maneira de demostrar o interesse delas pelos animais e promover um vínculo com a sociedade, e assim podem minimizar os sofrimentos dos animais. “É que é válido que todos saibam o quão importante é a imunização (vacinação), esterilização (castração), adoção e quais consequências o abandono traz para aqueles que o cometem. Estamos sempre à disposição das pessoas que queiram ajudar e ter um animal de estimação. Agradecemos a todos que estão nos apoiando nesse trabalho. Amamos muito o que fazemos”, concluem as profissionais. A iniciativa partiu das profissionais que procuraram a Secretaria Municipal de Educação de Nova Trento que apoiou o projeto.