O Recicla CDL ajudou e muito a natureza em 2016. Ao todo, 244,3 toneladas de resíduos eletroeletrônicos deixaram de ser descartadas no meio ambiente graças às campanhas de arrecadação e destinação final adequada deste tipo de material. Este número é o balanço das ações do Recicla CDL realizadas por Câmaras Dirigentes Lojistas durante o último ano, volume recorde de arrecadação desde que a campanha foi iniciada, em 2010. Até então, 200 toneladas foram recebidas nas campanhas realizadas em 2011, 2012 e 2013.
No ano passado, as campanhas promovidas pela CDL Videira foram as que registraram a maior quantidade de materiais recebidos entre as 71 CDLs que promoveram ações do Recicla CDL: 112 toneladas. “O engajamento da comunidade faz parte deste sucesso, já que é a população quem entrega os resíduos nos pontos de coletas”, afirma o presidente da FCDL/SC, Ivan Tauffer. Em seguida, os materiais são recolhidos por uma empresa credenciada, que dá o encaminhamento correto a eles: a reciclagem ou destinação ambientalmente adequada.
O Recicla CDL se tornou um consolidado programa de conscientização ambiental e contou com a participação de novas CDLs em 2016, entre elas a CDL São João Batista, Petrolândia e Rio do Sul. Em São João Batista foram coletados 800 quilos de resíduos.
Nas cidades onde acontecem os eventos, as ações envolvem não só a comunidade, mas escolas, instituições e entidades parceiras. Em alguns municípios, a campanha dura o ano inteiro, uma mostra de que os moradores já incorporaram o espírito de colaboração com o meio ambiente para evitar que, nele, sejam jogados resíduos eletroeletrônicos tóxicos e potencialmente perigosos para o planeta e saúde humana.