
A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta laranja nesta segunda-feira (26) devido à chegada de uma intensa massa de ar polar que promete derrubar as temperaturas em todo o estado. A partir da tarde de quarta-feira (28), os termômetros devem registrar mínimas “bem abaixo de 0°C” nas regiões mais elevadas, como os Planaltos e o Meio-Oeste, com possibilidade de neve .
Previsão Detalhada
Quarta-feira (28): Início da queda acentuada de temperatura, especialmente no Oeste catarinense.
Quinta-feira (29): Mínimas abaixo de 0°C nas áreas mais altas, com máximas entre 1°C e 6°C na Serra e no Meio-Oeste. No Litoral, as máximas variam entre 8°C e 14°C. Há condições atmosféricas favoráveis à ocorrência de neve, embora o fenômeno seja de difícil previsão .
Até domingo (1º de junho): Frio intenso persiste, com temperaturas mínimas bastante baixas durante as noites e manhãs. Durante as tardes, as máximas não devem ultrapassar os 20°C .
Recomendações da Defesa Civil
Atenção redobrada com a população em situação de vulnerabilidade, como pessoas em situação de rua e idosos.
Uso seguro de aquecedores e outros equipamentos de calefação para evitar acidentes domésticos.
Cautela ao dirigir, especialmente em trechos de serra, devido ao risco de pistas escorregadias por geada ou congelamento .
A Defesa Civil continuará monitorando as condições climáticas e emitirá novos boletins conforme necessário. A população é orientada a acompanhar as atualizações pelos canais oficiais e a adotar medidas preventivas para enfrentar o frio extremo.
Para mais informações e atualizações, acesse o site da Defesa Civil de Santa Catarina: defesacivil.sc.gov.br.