O Nasf – Núcleo de Apoio a Saíde da Família – de São João Batista realiza uma programação especial em alusão ao Dia Mundial Sem Tabaco, que se comemora no dia 31 de maio.
O tema escolhido pela OMS – Organização Mundial da Saúde – nesse ano de 2017 é “Tabaco: uma ameaça ao desenvolvimento”. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a epidemia de tabagismo continua sendo a maior ameaça à saúde publica que o mundo já enfrentou. As evidências mostram que os produtos de tabaco são altamente letais, pois matam 2 em cada 3 de seus consumidores e afetam também, a saúde de pessoas que não fumam, mas são obrigadas a inalar a fumaça de produtos de tabaco de terceiros que poluem ambientes internos (fumantes passivos). A perda de produtividade e o tratamento de doenças tabaco relacionadas altamente incapacitantes e fatais geram enormes prejuízos para as nações. No entanto, esses danos não se limitam a esfera do consumidor. A cadeia de produção de tabaco, também gera danos ambientais, sanitários e sociais para quem produz tabaco, especialmente no meio agrícola, ampliando a dimensão dos danos e prejuízos tabaco-relacionados para as sociedades.
Em entrevista ao Jornalismo da Super, a fonoaudióloga e responsável pelo Nasf, Clarissa Reinert Cim, destaca a programação em São João Batista.
Ouça a Reportagem