Após três semanas de isolamento domiciliar, Dr. Eduardo dos Santos Ballester, cirurgião torácico de 41 anos, vice-presidente da Unimed Brusque e primeiro caso com diagnóstico confirmado de Covid-19 da cidade de Brusque, iniciou a semana com uma notícia muito boa e que enche a população brusquense de esperança em momentos de tantas notícias ruins. Dr. Ballester está oficialmente e laboratorialmente curado da doença.
Há pelo menos seis dias o médico encontra-se sem nenhum sintoma. Foi repetido, na quinta-feira, 3 de abril, o RT-PCR, exame padrão-ouro para detecção do Covid-19, com coleta direta na faringe do doente. O resultado foi a não detecção mais do vírus, enquadrando Dr. Ballester como o primeiro caso documentado de cura na cidade.
“Estou feliz por estar curado e mais feliz por minha família não ter tido nenhum sintoma. Cabe salientar que aos 41 anos, para mim, não foi um caso considerado grave, já que não tive falta de ar e não necessitei ser hospitalizado, mas não foi uma gripezinha. Imagino que estes sintomas em pacientes com maior idade e mais frágeis devem ser realmente muito incapacitantes, o que reforça a recomendação das autoridades sanitárias do isolamento desta população”, comenta.